
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi o anfitrião do encontro entre autoridades que integram o júri do 16º Prêmio Engenho de Comunicação e jornalistas indicados finalistas em oito categorias da informação.
“São profissionais e veículos que tiveram seu trabalho destacado espontaneamente pelos membros da comissão julgadora e que, ao logo das reuniões foram construídos consensos com relação à indicação dos finalistas”, explicou o ministro da CGU, Wagner Rosário, presidente da comissão julgadora. Além dele, integram a comissão julgadora outras seis autoridades: Ministro da AGU, André Medeiros; Presidente do Cade, Alexandre Barreto; Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; a Diretora Jurídica da CNA, jurista Eliziane Carvalho; o conselheiro Federal da OAB, Francisco Caputo, e a Administradora de Brasília, Ilka Teodoro.
“O Prêmio Engenho é um esforço que fazemos todos os anos para valorizar e incentivar o trabalho de jornalistas, condição para a existência de uma democracia sólida no País. Reconhecer o trabalho dos profissionais da imprensa é valorizar pilares de transparência e liberdade de imprensa”, defendeu a presidente do Prêmio, Kátia Cubel.
Cerca de cem pessoas estiveram no evento, entre jornalistas e autoridades. Entre os 25 veículos e jornalistas homenageados na noite estiveram presentes o chefe de jornalismo da Bandeirantes, Sérgio Amaral, a jornalista Delis Ortiz, da TV Globo, e o jornalista José Maria Trindade. Para a categoria jornalista do ano, Nilson Klava, da GloboNews, foi o escolhido.
As categorias que compõem o Prêmio Engenho deste ano são:
- Melhor Programa de TV;
- Melhor programa de Rádio;
- Melhor veículo impresso;
- Melhor Portal de Notícias;
- Melhor cobertura de Brasília;
- Melhor Colunista;
- Melhor apresentador (a) / âncora; e
- Jornalistas homenageados.
Entrega do prêmio
Os vencedores de cada categoria serão anunciados na solenidade de premiação, no dia 04 de setembro. A cerimônia será na Embaixada de Portugal, em Brasília. A novidade deste ano na festa de premiação é a assinatura do buffet Renata La Porta, uma das empresas parceiras desta edição.
“Os patrocinadores e parceiros são empresas que compartilham dos nos pilares democráticos da liberdade de expressão e transparência, valores do Prêmio Engenho”, afirmou Kátia Cubel. São patrocinadores desta edição do Prêmio a CNA/Senar, Sistema Cofeci-Creci, Coca Cola Brasil e Marcus Vinícius Furtado Coelho Advocacia.
Veja a galeria de fotos aqui