
O jornalista da GloboNews, Nilson Klava, foi eleito pelo juri do 16º Prêmio Engenho de Comunicação o Jornalista do Ano. Aos 23 anos, Klava é o profissional mais jovem a receber a homenagem. O paranaense de Apucarana foi para o Rio de Janeiro, aos 16 anos, para estudar Jornalismo na PUC. Engajado, participou de programas de estágio de rádio e TV na universidade.
Em agosto de 2015, ingressou na GloboNews como estagiário. O estudante prodígio não se intimidou e, logo, sugeriu um formato de cobertura política para a emissora, que aceitou a proposta. Foi, então, trabalhar na produção do programa de Mônica Waldvogel. Antes mesmo de sua formatura de graduação, já havia sido contratado pela GloboNews.
Começou a vir a Brasília para algumas coberturas da vida política com repercussão nacional: o julgamento do conselho de ética no caso do ex-deputado Eduardo Cunha foi sua estreia. Acompanhou as eleições municipais e as presidenciais. Hoje a capital é sua casa. Passa os dias acompanhando a política no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. “Amo o que faço e ainda ganho para fazer isso! Receber essa homenagem pelo reconhecimento de meu trabalho é uma honra”, afirma Klava.
Sete notáveis integram o júri que elegeu Klava como jornalista do ano:
- Ministro da AGU, André Mendonça;
- Ministro da CGU/Transparência, Wagner Rosário;
- Presidente do CADE, Alexandre Barreto;
- Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral;
- Administradora de Brasília, Ilka Teodoro;
- Conselheiro Federal da OAB, Francisco Caputo;
- Diretora Jurídica do Senar-CNA, Eliziane Carvalho.
Neste ano, são patrocinadores do 16º Prêmio Engenho de Comunicação as instituições: Senar, Coca-Cola, Marcos Vinícius Furtado Coêlho Advocacia, Sistema Cofeci-Creci e BRB. Apoiam esta edição: Embaixada de Portugal, Renata La Porta Buffet e Sistema Fibra.